,

Macrobentos de Fundo Inconsolidado

 

 

Período: 2005-2006

Fonte dos Dados: FERREIRA, J. A. 2008 Estudos das associações de anelídeos Polychaeta da Baía de Santos e plataforma Continental Adjacente (SP, Brasil) e suas interrelações com parâmetros físicos e geoquímicos estruturadores. Tese de Doutorado, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Resumo: A partir de estudos integrados sobre as características físico-químicas e sedimentológicas, a concentração de compostos químicos e elementos metálicos e a origem da matéria orgânica, foi possível verificar a estrutura espacial e vertical da população de anelídeos Polychaeta de fundo inconsolidado e identificar uma possível influência do complexo estuarino sobre a plataforma adjacente à Baía de Santos. Entre 2004 e 2005 foram realizadas 4 campanhas na Baía de Santos, sendo 8 estações de coleta em 2 transectos, distribuídas próximas ao emissário submarino e dos canais do Porto de Santos e de São Vicente (Fig. 1). Entre 2005 e 2006 doram realizadas 2 cruzeiros na plataforma continental, sendo 6 estações de coleta nas proximidades de Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga, na isóbata de 25 m.

 

Figura 1 – Área de estudo indicando as estações de coleta na Baía de Santos e plataforma continental adjacente.

 

Para estudo da distribuição vertical dos Polychaetas, cada amostra foi seccionada em 3 estratos: superior (2,5 cm), meio (2,5 cm subseqüentes) e fundo (10 cm restantes).